sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Maria e Romanos, 3:23 - Uma Reflexão Católica


Maria e Romanos, 3:23




  
Tradução de Raimundo Santos
Original em inglês: Mary and Romans, 3:23

Romanos, 3:23 

"...com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus..." Bíblia Ave Maria

Algumas pessoas alegam que o versículo acima significa que Maria tenha pecado. Entretanto, consideremos o seguinte:


1-Definição no Dicionário protestante -Strong's Lexicon - da palavra "todo(a)s"
2-Consistência
3- Exemplos bíblicos
4-Como Maria foi salva?



                                                            BREVE ESTUDO LEXICAL 

                             1-Definição da palavra "todo(a)s" no dicionário Strong (em inglês) - Strong's Lexicon 


Vejamos o grego. Romanos, 3:23 e Romanos, 5:12 ("todos pecaram") usam a palavra grega "pantes" para "todo(a)s".

"Pantes" é um derivativo de "pas", que tem o seguinte significado, de acordo com o Dicionário Lexical Strong:

                                                            BREVE ESTUDO LEXICAL 
3956 pas { pas} . . .
GK - 4246 { pa`” }

1) individualmente
1a) cada, qualquer, a totalidade, todos, todas as coisas, tudo
2) coletivamente
2a) alguns de todos os tipos

"...Mas os fariseus disseram entre si: Vede! Nada adiantamos! Reparai que todo mundo corre após ele!..." João, 12:19

Todo mundo correu atrás de Jesus? Todas as pessoas?


 "...Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele.Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão..."     Mateus, 3:5-6 - 


Será que todas as pessoas da Judéia, de Jerusalém, todos foram batizados no Jordão?

"...Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno..." I João, 5:19

Será que "o mundo todo" aqui significa todas as pessoas?

As palavras "mundo" e "todo" são utilizadas entre sete e oito sentidos na Escritura, e raramente a palavra "todo(o)s(a)s" significa todas as pessoas, tomadas individualmente. As palavras são geralmente utilizadas para significar que Cristo redimiu alguns dentre muitos - alguns judeus, alguns gentis, alguns ricos, alguns pobres, não restringindo Sua redenção a Judeu ou Gentil...







  2-Consistência

De fato, se a palavra "todo(a)s" significasse apenas "cada individuo sem exceção," então esta definição comprovaria algo além do que os protestantes querem comprovar. Uma vez que Jesus é plenamente humano, esta palavra implicaria que também Ele tivesse pecado, mas certamente sabemos que esta leitura é incorrta. Hebreus, 4:15. Uma vez que alguém aceite uma exceção para a palavra "todo(a)s", assim torna-se impossível comprovar que não haja nenhuma outra exceção, simplesmente ao citar este mesmo versículo. A palavra "todo(a)s" deve ser entendida no sentido coletivo ao invés do sentido distributivo para cada individuo. No sentido coletivo, ela se aplica a "alguns de todos os tipos", permitindo algumas exceções. 


A segunda edição do Webster's New International Dictionary (Novo Dicionário Internacional Webster) -1934, página 67, oferece a sétima definição para a palavra "todo(a)s" como "quase a totalidade de", "aproximadamente todos" - utilizado hiperbolicamente da mesma forma que "todos consideravam João um profeta."

Lucas, 1:5-6

"...Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor..." Lucas, 1:5-6 Bíblia Ave Maria

Entretanto, se assumirmos que a palavra "todo(a)s" não permita exceções, então Zacarias e Isabel, que "observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor..., são exceções a "todos pecaram", em Romanos, 3:23. De fato, se se entender que Zacarias e Isabel devem ter pecado de alguma forma, então terá que se aceitar que a palavra "todo(a)s" em Lucas, 1:6 permite algum tipo de exceção. De qualquer forma, a palavra "todo(a)s" deverá ser compreendida no sentido coletivo, aceitando-se algumas exceções. Assim, após esta demonstração, não mais é possível alegar que a definição da palavra "todo(a)s)" em Romanos, 3:23 nunca possa permitir exceções.

Alguns protestantes devem estar hesitando em aceitar a posição Católica, pois eles sabem que ninguém é reto, senão somente Jesus Cristo. Entretanto, é exatamente neste ponto que eles desconhecem o Catolicismo. Os Católicos concordam que toda retidão procede de Cristo. Maria nunca esteve separada de Jesus e de Sua Divina Graça. Ela foi salva pela graça de Deus no primeiro instante de sua concepção como um dom especial de Deus.

Que ela seria sempre protegida do demônico e nunca estaria ao seu lado, foi profetizado quando Deus disse ao demônio em Gênesis, 3:14-15

"...Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar...” Gênesis, 3:14-15 Bíblia Ave Maria   

Esta é uma profecia sobre o demônio, uma mulher e o Messias - a semente da mulher que daria à luz a Ele. Inimizade aqui significa ser inimigo de e em oposição a. Isto não poderia ser verdadeiro se a "mulher" fosse pecadora.

1 João, 3:8

"...Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio..." Bíblia Ave Maria

Jesus chama Maria de "mulher" em João, 19:26 e em João, 2:4, e todo Cristão concorda que foi ela quem deu à luz ao Messias. Desta forma, Maria é a "mulher" em Gênesis, 3:15. E pela graça obtida pela Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, graça esta que lhe foi concedida no momento de sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana, e pela cooperação plena de Maria com esta graça, ela permaneceu sem pecado, tornando-se assim, sempre sem pecado e inimiga de Satã. 


Apocalipse, 12:1,5,17

 "...Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas...Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono...Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus..."   Bíblia Ave Maria

Que Maria é sem pecado, isto é evidente nas palavras do Anjo Gabriel, Mensageiro de Deus, que diz que ela é "cheia de graça", em Lucas, 1:28: "...Entrando, o anjo disse-lhe: 

"... Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo..." Bendita és tu entre as mulheres..."


No grego, a palavra para "cheia de graça" é "Kecharitomene". Ela é cheia de graça, e assim não há lugar para o pecado nela. 

Nota do tradutor: (Como se sabe, exegetas, teólogos, linguistas e tradutores, desde o inicio, entendem que a palavra grega "kecharitomene", denota um estado pleno de graça antes, durante e após. Assim, a Virgem Maria sempre esteve em estado pleno de graça antes, durante e após o nascimento de Jesus.)







                                     3-Exemplos bíblicos da palavra "todo(a)s"


Os exemplos da palavra "todo(a)s" a seguir são empregados no sentido coletivo, significando um número muito extenso, mas também permitindo algumas exceções.

Romanos, 15:14

"...Estou pessoalmente convencido, meus irmãos, de que estais cheios de bondade, cheios de um perfeito conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros..." Bíblia Ave Maria

"...Eu, da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros..." Versão da Bíblia protestante


Entretanto, somente Deus tem "todo" o conhecimento.

1 Corintios, 15:22

"...Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão..."

E a bíblia nos diz que Enoque e Elias não morreram, Gênesis, 5:24 e 2 Reis, 2:11. Ver também Hebreus, 11:15. "Pela fé Enoque foi levado para que ele não visse a morte; e ele desapareceu, porque Deus o levou..." Bíblia Ave Maria

Mas nem "todos" escolhem seguir a Deus. Alguns preferem a morte e a condenação eterna.

Romanos, 1:29

"...São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade..." Bíblia Ave Maria

Mateus, 3:5-6

"...Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele.Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão..." 

Teriam "toda" a Judéia e "toda" a Jerusalém ido a Jesus? Inclusive os fariseus? 

Mateus, 2:3

"...A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele..." Bíblia Ave Maria


Mateus, 26:56 

"...Mas tudo isto aconteceu porque era necessário que se cumprissem os oráculos dos profetas. Então os discípulos o abandonaram e fugiram..." Bíblia Ave Maria


"...Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o fugiram..."  Versão da  bíblia Protestante 

Mas lemos em dois versículos seguintes que Pedro realmente seguiu Jesus Cristo, em Mateus, 26:58; Lucas, 22:54. E em João, 18:15-16, lemos que outro discípulo seguiu Jesus em companhia de Simão Pedro. E este outro discípulo conhecia o sumo sacerdote e, portanto, pôde conduzir Pedro ao portão. Este "outro discípulo" é João. Ele ainda segue Jesus todo o percurso até à cruz, onde ele é identificado como o "discípulo amado". Confira João, 19:26. A passagem em João, 21:20-24 deixa claro que ele não é outro senão João, o autor do quarto Evangelho.

Assim, a palavra "todo(o)s" em Mateus, 26:56, assim como também estes outros exemplos permitem exceções e, portanto, a palavra "todo(a)s" em Romanos, 3:23 também pode permitir exceções.







4- Como Maria foi salva?

Entretanto, alguém pode alegar que a palavra "pecado" em Romanos, 3:23 "todos pecaram" não se refere ao pecado pessoal. Por exemplo, para uma referência a Jesus, leia 2 Coríntios, 5:21:

"...Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus..." Bíblia Ave Maria.

A palavra pecado, em primeira instância, refere-se "a pecado não com relação a pecado pessoal".  

Outro exemplo é dado em Romanos, 5:12,19:

"...Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram..."...Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos..." Bíblia Ave Maria


Aqui, "pecadores" refere-se à humanidade que precisa de redenção e que está sujeita ao pecado original. A palavra aqui não significa que todos tenham culpa pessoal devido ao pecado pessoal de cada um, mas ao invés disso, refere-se à pena da separação para todos por causa do pecado de Adão. Portanto, se "pecado" em Romanos, 3:23 apenas signifique a necessidade de ser redimido, então os Católicos poderiam concordar que este versículo se aplica à Maria. Os Católicos acreditam que Maria, como filha de Adão, poderia ter contraído o pecado original, mas que ela foi salva da mancha do pecado original pelos méritos de Jesus Cristo. Ela foi salva do pecado e redimida de modo especial, desde o primeiro instante de sua vida pela graça de Jesus Cristo, por um dom gratuito concedido a ela por Deus. Gênesis, 3:15 (e Lucas, 1:28) sugerem que Maria é sem pecado. A doutrina da Concepção Imaculada de Maria nos ensina como Deus cumpriu esta promessa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog