quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Consumir muita carne provoca diabetes?

Consumir muita carne provoca diabetes?





Artigo traduzido por Raimundo Santos

Original em inglês: Can eating too much meat give you diabetes?


Quando as pessoas falam sobre diabetes e dieta, elas normalmente os associam ao açúcar – mas você sabia que o consumo de carne vermelha também pode ser um problema? Descubra como, e aprenda estratégias para cuidar de sua saúde.

Seu estilo de vida pode ser um grande fator de risco de desenvolver o diabetes tipo 2 – e caso você já tenha a doença, aprenda a lidar com ela. O certo é que o consumo de carne vermelha é um fator de risco a ser considerado.

Diminua os riscos

É isso mesmo. A carne vermelha nas suas variadas formas pode ser um problema real para as pessoas com diabetes tipo 2. A carne vermelha contem gordura saturada, e um estudo mostrou que as mulheres com diabetes tipo 2 que comeram mais carne vermelha estavam mais propensas a desenvolver doenças cardíacas quando comparadas às mulheres que comeram menos.

Outro estudo mostrou que quanto mais carne vermelha as mulheres comeram, num período superior a nove anos, mais chances elas tinham de desenvolver o diabetes tipo 2. Além disso, a gordura saturada aumenta o colesterol ruim (LDL), que obstrui os vasos sanguíneos e pode levar a ataques cardíacos e derrames, até mesmo em pessoas saudáveis.

O estudo ainda mostrou que a gordura saturada pode também aumentar a resistência da insulina no sangue, tornando mais difícil o controle do açúcar no sangue.

Carne processada, o pior vilão

Entretanto, a carne vermelha não é o único vilão. Embora pareça que a carne vermelha aumente o risco de se desenvolver diabetes, o consumo da carne processada, tais como bacon e cachorro-quente, parece ser um risco ainda maior para o desenvolvimento do diabetes.

Mesmo que pareça difícil substituir estes produtos de consumo, existem alternativas. Ao invés de se optar por carnes mais gordas no jantar, experimente carnes mais magras (igualmente saborosas), tais como costela ou lombo de porco, frango, peru ou peixe.

Pode-se degustar a carne vermelha ocasionalmente, sem prejudicar sua saúde. Ao se optar pelo bife, prefira cortes mais magros, descartando qualquer excesso de gordura. Cortes mais magros incluem filé mignon, fraldinha, músculo e lombo.

Quanto comer

Juntamente com a escolha do tipo de carne vermelha, é também importante controlar a quantidade que se come. Lembre-se que uma porção de carne deve ter, no máximo, 85 gramas (cozida) ou 115 gramas (crua).

A informação talvez seja a principal arma para se defender do diabetes. Agora que já está consciente dos efeitos nocivos das carnes vermelha e processada, esforce-se por escolher alimentos mais saudáveis disponíveis no mercado. O seu corpo agradecerá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog