quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Calorias alcoólicas são ignoradas por nutricionistas

Calorias alcoólicas são normalmente ignoradas

                                                   Uma taça grande de vinho contém mais de 170 calorias

Artigo traduzido por Raimundo Santos
Original em ingês: Alcohol calories 'too often ignored'-  BBC


As pessoas que se preocupam com seu peso deveriam ficar atentas à quantidade de álcool que ingerem, uma vez que o álcool é o segundo maior calórico, segundo especialistas. De acordo com o  World Cancer Research Fund - WCRF (Fundo Mundial para Pesquisas do Câncer ), o álcool corresponde aproximadamente a10% do total de calorias ingeridas por consumidores de bebidas alcoólicas.Uma taça de vinho tem a mesma quantidade calórica de dois biscoitos de chocolate, correspondente a 178 calorias. E para queimar estas calorias, você terá que fazer uma caminhada pesada. 

Ingerir uma grande quantidade de calorias regularmente pode levar à obesidade. Mas diferente do alimento, as bebidas alcoólicas têm muito pouco, ou nenhum valor nutritivo.

A pesquisadora do WCRF, Kate Mendoza, explica que as calorias livres nas bebidas são normalmente ignoradas pelos nutricionistas.Mendoza, do departmento de saúde do WCRF, disse que pesquisas recentes demonstraram que as pessoas desconhecem a presença de calorias nas bebidas,  e as ignoram ao calcularem seu consumo diário.

Contendo 7kcal/g, o álcool só é ligeiramente menos calórico do que a gordura, que contêm 9kcal/g. As proteínas e carboidratos contêm 4kcal/g, enquanto as fibras contêm 2kcal/g.Os homens precisam de aproximadamente 2.500 calorias por dia, enquanto as mulheres, aproximadamente 2.000.“

Deixar de consumir álcool pode ter um grande efeito na perda de peso ou na manutenção do peso saudável, argumenta a pesquisadora. E ainda pode reduzir o risco de câncer. Quanto a isto, o consumo de álcool tem sido relacionado ao câncer de mama, de boca e do fígado.

Se não pretende se abster totalmente de álcool, existem maneiras que podem auxiliá-lo a pelo menos minimizar sua ingestão, incluindo a opção por doses menores, diluindo o álcool com água tônica ou outro refrigerante, alternando entre bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, e ficando algumas noites por semana sem beber.

O Fundo Mundial para Pesquisas do Câncer produziu um calculador de caloria alcoólica para diferentes bebidas, mostrando aproximadamente quanto de exercício seria necessário para queimar calorias alcoólicas que você ingere. Autoridades no assunto recomendam que os homens não deveriam beber regularmente mais do que 3-4 unidades de álcool por dia, enquanto as mulheres deveriam se limitar a 2-3 unidades diárias.

Um copo de vinho de 175ml padrão contem aproximadamente duas unidades, enquanto um copo grande de 250ml contêm aproximadamente três unidades.Caso tenha participado de uma boa rodada de cerveja, você deveria evitar o consumo de álcool por pelo menos 48 horas, advertem os especialistas.


Artigo traduzido por Raimundo Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Pesquisar este blog